17 de agosto de 2015

Crônicas dos Senhores de Castelo - Efeito Manticore

 

Novas aventuras e novos Senhores de Castelo

Efeito Manticore é o segundo livro da trilogia Crônicas dos Senhores de Castelo (já falei do primeiro aqui). Trata-se de uma história fantástica ambientada em diversos planetas e mundos que narra as aventuras dos Senhores de Castelo, um tipo de entidade policial que garante a ordem e a justiça no Multiverso. Este livro começa com a apresentação dos vilões e a a busca pelo ovo de Manticore. 

Em Agas’B, palco da batalha final do primeiro livro, agora reina a paz. Os habitantes comemoram a derrota de Kendal e personagens ilustres estão presentes: os Senhores de Castelo Kullat e Thagir, além do autônomo Azio. Junto do próprio rei Lars e a princesa Larissa os importantes convidados participam alegremente das várias atividades comemorativas até a chegada dos novos professores da princesa. Ela agora está estudando para ser uma Senhora de Castelo, tal qual seus amigos. Destaque para os mestres de Larissa, principalmente Iki-Dau, um guerreiro que possui duas almas e que pode “trocar” de personalidade e de poderes quando bem entender. Seria como um corpo para suas pessoas completamente diferentes, apesar de irmãos. Além dele ou deles, Larissa tem como mentora a Senhora de Castelo de Harpia, chamada Diera.

Tudo vai bem até a chegada de Volgo e seus comparsas à Agas’B. O mago sequestra o rei Lars, pois ele é peça importante para os seus planos Maticores. Com isso, os Senhores de Castelo se unem mais uma vez com o intuito de impedir Volgo e salvar o rei. Dessa vez, além dos tradicionais Kullat, Thagir, Azio, Larissa, junta-se ao grupo o já comentado Senhor de Castelo Iki-Dau e Diera. Este é o ponto de partida para o segundo livro dos autores G. Brasman e G. Norris.

No mesmo ritmo do primeiro livro “Efeito Manticore” é recheado de batalhas e de criaturas alienígenas. Há algumas explicações sobre o Multiverso e o plano do vilão. Referências a desenhos animados ou quadrinhos também se fazem presentes. O anel esmeralda de Lars só pode ser da Tropa dos Lanternas Verdes. Os personagens novos são bem trabalhados; principalmente suas características particulares. É o caso de Iki-Dau. Dessa vez o grupo de vilões é mais inteligente do que o do livro anterior e os efeitos do embate com os heróis foi narrado de forma coerente. Um estopim para o terceiro e último livro.

Apesar de não ser totalmente original Efeito Manticore se sai bem em entreter. A dosagem de fantasia e de referências é na medida. Os personagens são mais contextualizados, humanizados. Em suma, é uma leitura agradável, rápida e de qualidade. A forma como o livro termina, deixa qualquer leitor curioso em relação à conclusão se dará na obra seguinte.

Fica a resenha e a dica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!