16 de novembro de 2017

O Curioso Caso de Benjamin Button



Um conto ao contrário 

O Curioso Caso de Benjamin Button é um conto escrito pelo autor estadunidense F. Scott Fitzgerald e publicado originalmente no ano de 1922. Sua principal característica é abordar a vida de forma invertida. O personagem principal nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo da história. 

A trajetória de Benajmin começa com o seu nascimento, mas diferente dos outros nascentes, ele vem ao mundo já adulto. Melhor dizendo: idoso, reclamando de dores nas costas, da visão precária. O Sr. Button, seu pai, fica surpreso ao vê-lo pela primeira vez e tem dificuldade em lidar com a inusitada situação. Ao levar o filho para a casa, passa a tratá-lo como um bebê por mais estranho que isso possa parecer. Benjamin, embora adulto, veste-se com roupas próprias de uma criança que acabara de nascer, feitas especialmente para o seu tamanho. Com o tempo sua mãe e seu pai percebem que o filho não é uma criança comum e passam a aceitar que estão diante de um senhor de idade. O Sr. Button vê no filho a figura de seu pai. Eles jogam Xadrez e fazem outras coisas de adulto. Com o passar dos anos, Benjamin desenvolve uma nova peculiaridade: ele rejuvenesce. Passa a nivelar de idade com o pai, o que o faz considerá-lo como um irmão. Mais alguns anos e o homem que nasceu velho casa-se, tem um filho e assume o comando da empresa do pai. Os anos o deixam moço, ele passa a trair a esposa que a este tempo já é uma senhora. O casamento acaba, ele vai à guerra. Quando volta se dá conta de que está na contramão da ordem natural das coisas, o que ainda vai lhe garantir muitos problemas. 

O autor com uma ironia mordaz, explora o tempo de uma maneira interessante. Embora a ideia seja simples (e como toda boa ideia simples, funcione), o conto cumpre o seu papel em apresentar uma vida ao avesso. F. Scott empregou muita imaginação para situar Benjamin no seu tempo e espaço. Diferente do filme, no entanto, a história aqui é mais rápida, menos reflexiva, e até menos coerente. O conto explora de maneira direta a inversão de idade, enquanto o filme tenta dar um sentido mais filosófico às leis naturais.

Em suma, quarenta e quatro páginas muito bem aproveitadas. Uma história rápida e intensa que termina onde a maioria das histórias começa, o que é perturbador.

Fica a breve resenha e dica.     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!