1 de julho de 2016

Aos Pés do Mestre - Krishnamurti


Seja

Annie Besant diz que "Aos Pés do Mestre" foi escrito por Krishnamurti quando ele tinha apenas 13 anos, Esta informação está no prólogo do livro. A escritora e ativista do início do século XX adotou o pequeno autor deste livro, mas não o considerava como filho. São suas as palavras: "foi-me dado o privilégio de escrever algumas palavras de introdução a este livrinho, o primeiro escrito por um irmão mais jovem – no corpo, mas não na alma".

Aos Pés do Mestre é uma obra impressionante. Trata-se de um pequeno guia de comportamento para o homem que deseja se aproximar do Mestre. É escrito em linguagem simples e objetiva, de memória como salienta Annie. Para Krishnamurt é muito importante que os que buscam o conhecimento o façam sem vaidade. Conhecer é fonte da qual se bebe para matar a sede simplesmente. 

O autor separa em qualidades o que julga importante para o amadurecimento espiritual: Discernimento, Ausência de Desejos, Boa Conduta, Amor. No decorrer da obra, aprofunda nas qualidade descritas. Para Boa Conduta, no entanto, subdivide em Domínio da Mente, Domínio da Ação, Tolerância, Contentamento, Perseverança e Confiança. Na qualidade "Amor" Krishnamurt abre parêntese para explicar os que deve ser evitados. É o caso de maledicência, crueldade e superstição.  

Há um adendo ao livro que relata uma história curiosa. Segundo este texto, o livro foi "assoprado" ao autor por "alguém". Este pequeno texto dá a entender que Krishnamurt recebeu as lições de "Ao Pé do Mestre" do famoso filósofo grego Pitágoras, ali tido como Mestre K.H. Verdade ou não, é curioso que conceitos tão profundos tenham vindo de uma mente tão prematura.  

Como fica evidente pelos títulos e subtítulos descritos o livro aborda assuntos que permeiam toda mente pensante. Mais que isso, o faz de uma forma muito simples e clara. Não é segredo que o seu pensamento tem raízes na filosofia oriental, contudo, sua visão direta de assuntos complexos o tornaram um autor compreendido em todo o mundo, assim como difundido. Ótima leitura.

Fica a resenha e a dica.
Abraço.               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!