15 de janeiro de 2016

Sapiens, uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari


Depois de ler este livro você ficará triste

"Sapien" é o tipo de obra que tem por objetivo fornecer uma visão panorâmica sobre a humanidade. Embora seja uma tarefa um tanto quanto difícil, ainda mais se tratando de uma obra voltada ao público leigo, Harari se sai muito bem. Didático, preciso e simples, o autor nos conduz por uma leitura sustentada por muita pesquisa. Ele é um historiador abordando a trajetória humana de uma maneira muito franca.

A obra  segue o mesmo ritmo fornecido pelos dados históricos, começando analisando os berços da humanidade e comentando sobre as várias facetas do gênero homo. Isso mesmo, o homo sapiens é apenas uma espécie do gênero homo, assim como os neanderthalensis, os erectus e os rudolfensis. Houve um tempo em que várias espécies humanas conviveram no mundo e Harari explora como isso se deu e os motivos da prevalência da nossa espécie (o racismo existe há muito mais tempo do que você e eu possamos imaginar).

O autor divide as grandes mudanças pelas quais os sapiens tiveram que passar cronologicamente em três: a revolução da linguagem, a revolução agrícola, a revolução científica. Ele descreve  a acensão dos sapiens e seu impacto no ambiente.Os dados apresentados pelo autor nos levam a crer que a degradação do meio-ambiente é muito antiga, quase que genética. Espécies inteiras de animais foram exterminadas por nós, continentes invadidos e dizimados com o único propósito de sobrevivência e procriação. A afamada inteligência fez a diferença no início da nossa história.  Isso tudo ainda não é o pior. Não tardaria para os humanos inteligentes descobrirem que havia um jeito de criar o próprio alimento, o que mudou completamente o seu modo de vida. Nesta época a dieta dos sapiens deixou de ser variada e muitas espécies de plantas foram extintas, dando lugar a propagação de outras (o trigo, por exemplo). Foi aqui que os sapiens perderam sua liberdade e passaram fome, já que as condições climáticas e o número de dependentes comprometiam a boa alimentação. Contudo, nossa evolução não se limitou à falsa ilusão de segurança propiciada pela lavoura. Quando a ciência declarou sua independência do misticismo e passou a facilitar a vida humana, alcançamos um novo modo de vida, agora mais geral, incontestável. Harari explica que o dinheiro já havia sido criado na época da revolução agrícola e que o seu uso foi uma consequência natural daquele sistema. Entretanto, ele foi ganhando sua própria importância por ser aceito em qualquer lugar. Com a finalidade de angariar dinheiro a revolução científica foi deflagrada. Ela culminou em meios melhores de se produzir, de vender  e de gerir. Por estes motivos é que o autor não coloca a revolução industrial como o terceiro e derradeiro estágio dos sapiens, Ele sustenta que a industrialização foi um processo causado pela ciência. 

A Filosofia sempre pregou que o ser humano não sabe sua verdadeira natureza, mas Harari sugere que isso é mais simples do que os filósofos colocaram. Ao analisar tudo o que os sapiens foram e no que se transformaram é possível identificar os motivos desta "perda de natureza". 

Há muito mais nas páginas de "Sapien, uma breve história da humanidade". Vamos encontrar nelas, ainda, uma opinião crítica bem fundamentada de cada dado apresentado. Há lições de Economia, Direito e Filosofia. Ao leitor cabe tirar suas próprias conclusões sobre este resumo da caminhada humana (agora somos os únicos representantes dela) e acompanhar o autor nos seus prognósticos sobre o futuro. Só não diga que não avisei sobre a imensa tristeza que fica após a leitura.


Fica a resenha e a dica.    
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!