27 de agosto de 2015

Em Cada Canto uma Poesia de Maria Ignez Pereira




Uma reflexão sobre consciência ecológica 

Em Cada Canto uma Poesia é o título do livro de Maria Ignez Pereira, escrito em homenagem à cidade de Mogi Guaçu pelo seu 118° aniversário. Lançado em 1995 com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a obra reúne poesias e trovas da autora e ilustrações do artista Rômulo Macedo Coutinho. O tema central é a preservação da natureza, tendo como fonte de inspiração o Rio Mojiguaçu.

A autora relata poeticamente o seu amor pela terra que lhe acolheu com tanto carinho, além de registrar sua indignação em relação descuido com a Natureza. Vários lugares marcantes de Mogi Guaçu são palco para as poesias, como por exemplo o Parque dos Ingás, a Cerâmica Mogi Guaçu, o Parque Chico Mendes e outros. Em outros momentos Maria Ignez registra fatos marcantes da nossa região. É o caso da crise das cerâmicas relatado na poesia Trem Martini. A obra abrange mais do que Mogi Guaçu. Há diversas passagens que relatam a infância da autora na Penha da antiga São Paulo e o seu fascínio pelo Rio Tietê. Tudo fica ainda mais belo por conta das ótimas ilustrações de Rômulo Coutinho, outro talentoso artista de Mogi Guaçu. 

Em suma, Em Cada Canto uma Poesia é um livro escrito há vinte anos, mas de temática atual; que ainda pode (e deve) nos fazer refletir sobre o Meio-Ambiente. Um presente da autora para Mogi Guaçu e os leitores. Qualquer um que ganhar as páginas do livro, vai conhecer um pouquinho da história da nossa cidade. 

Fica a resenha e a dica. 
Abraço.  

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha e pelo livro. É sempre bom conhecer nossos talentos literários.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!