22 de julho de 2015

Gaian, o Reinício - Cláudio Almeida

 

Um mundo fantástico

Cláudio Almeida é de Brasília/DF, escritor publicado recentemente pela editora Novo Século com o livro Gaian, o Reinício. Já foi notícia aqui no blog há um bom tempo, quando ainda concebia o livro que resenho (postagem aqui). Com muito trabalho, dedicação e perseverança, o autor é exemplo de que é possível realizar o sonho de ganhar as livrarias. 

Gaian é um mundo fantástico, repleto de magias, lobisomens, elfos e dragões. Como o nome sugere, é o palco para os acontecimentos narrados no livro. Em “O Reinício”, primeiro de sete planejados pelo autor, nos deparamos com a queda de um reinado e suas consequências para o resto do mundo. O subtítulo se justifica pelo ressurgimento dos guerreiros sagrados de Gaian, convocados em tempos de crise. É justamente um desses guerreiros que faz as vezes de personagem principal. Seu nome é Arffek e ele estava lá quando o Reino do Norte sucumbiu perante a investida de traidores. Naquele dia, ele próprio perdeu muito…

O cenário muda, vamos para a pacata Arinon, onde o prefeito Ehlen convoca os seus conselheiros para que novas medidas se segurança sejam tomadas. Ele pressente que algo de ruim está para acontecer. A chegada de Arffek ao local, em busca de um novo guerreiro sagrado dá indícios de que o líder está certo, embora ninguém acredite nele. Por falar no guerreiro sagrada de Eldor, após a Batalha do Grande Salão, como ficou conhecido o embate derradeiro entre os guerreiros do bem e os traidores, Arffek se tornou outra pessoa. Agora mais poderoso, violento e objetivo. Ele é o portador de Austral, a lendária espada de Gaian, chamada de Vingadora dos Céus, e vai empunhá-la para reunir todos os guerreiros sagrados e devolver a paz ao mundo, embora a vingança turve a sua razão algumas ocasiões. Estes são aos elementos iniciais que o autor utilizou para construir sua narrativa épica.

Cláudio Almeida misturou o que há de mais conhecido no gênero fantasia às próprias ideias para conceber uma história marcante. Além das criaturas fantásticas mencionadas anteriormente, o leitor vai se deparar com um sistema de magia bem construído que está à disposição dos paladinos da justiça ou dos inimigos, dependendo do conhecimento do manipulador. O próprio Arffek faz uso de muitos artifícios mágicos ao longo dos seus combates, lembrando em muitas ocasiões um personagem de RPG. Por falar nisso, Gaian, O Reinício é uma obra bastante visual, seja pela descrição de ataques mágicos ou pela narrativa dos combates, extensa. As lutas são dinâmicas, embora longas e o seu desfecho em algumas ocasiões não é propriamente o final.

De forma geral, a maneira de contar do autor é detalhada. Ele utiliza bastantes adjetivos com o intuito de dar ênfase à ação ou ao personagem. Acredito ser requisito do estilo “épico” de narrar reforçar as ideias que se quer colocar ao leitor e isso se desenrola bem em Gaian. Os personagens cumprem o seu papel. Arffek, por exemplo, possui um histórico, uma identidade. Personalidade facilmente deduzida dos acontecimentos pelos quais transpassou. Embora em alguns pontos ele manifeste poderes excessivos, em outros a sua condição emocional o torna frágil. Às vezes esta mesma condição o faz forte também. O primeiro livro de Gaian é introdutório. Há muitas batalhas ainda por vir, inclusive o confronto entre o bem e mal propriamente dito.

Em suma, a obra é um livro de fantasia, calcada em elementos já conhecidos do gênero, somados às ideias e críticas do autor. Um livro visualmente bonito, bem feito, recheado de desenhos nas aberturas de capítulos que não deve em nada ao que se vê fora do país. Dá pra imaginar uma série de TV, filme ou jogo de Gaian sem muito esforço.

Fica a resenha e a dica.

 

Para comprar o livro:

https://www.facebook.com/pages/A-Saga-do-Infinito/715483958562401?sk=app_206803572685797

 

No Facebook:

https://www.facebook.com/pages/A-Saga-do-Infinito/715483958562401?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!