7 de maio de 2015

Somos Todos Canalhas



Quais são as suas referências?

Os renomados professores Clóvis de Barros Filhos e Júlio Pompeu apresentam em “Somos Todos Canalhas” um diálogo filosófico sobre os valores que impulsionaram o comportamento das pessoas ao longo da história. Começando com a explicação do termo “valor moral”, indo à Grécia, passando por vários pensadores, os autores apresentam conceitos tão complexos de maneira simples e objetiva.

Conhecemos o que os gregos concebiam por moral, depois o pensamento cristão e o amor ágape. Vemos o racionalismo de Kant e o utilitarismo Mill e terminamos numa complexa reflexão sobre respeito e tolerância. Clóvis e Júlio intercalam os capítulos do livro trazendo aos leitores o que se entendia por moral e as implicações de tal entendimento. No utilitarismo, por exemplo, os valores são pautados em dois sentimentos primordiais: prazer e dor. O homem vive buscando prazer e evitando a dor. Condutas devem ter estes dois gabaritos para serem consideradas “legítimas”. Os autores entendem que a filosofia de Mill encontrou terreno fértil no capitalismo e ainda floresce nos campos atuais.

É inevitável que tal influência seja referencial, deduzem. Estas condutas, quando desconsideram o outro (portanto, não possuem o condão ágape de sustentação), e visam um prazer particular em detrimento da coletividade, são chamadas de atitudes canalhas. Não há uma pessoa canalha o tempo todo, mas aqueles que agem com canalhice. A conduta é canalha. Mas é possível contornar os canalhas, não se preocupe. Aí entra em cena o desenvolvimento da ideia de respeito e de tolerância. Fica para o leitor a sugestão de leitura para obter estes conceitos.

Um livro filosófico feito para leigos e bem construído. “Somos Todos Canalhas” é uma ferramenta muito interessante para nos ajudar a entender o motivo de certas pessoas agirem como agem. Um modo de nos fazer pensar sobre as nossas próprias condutas e suas origens. Interpretar o texto do mundo e isso é fascinante. Fica a resenha e a dica.
Abraço.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!