7 de janeiro de 2015

A Ilha do Conhecimento de Marcelo Gleiser

 

Pequeno pedaço do Saber, cercado pelo Incerto por todos os lados.

A Ilha do Conhecimento é mas um livro do cosmólogo brasileiro Marcelo Gleiser, cuja premissa é trazer a baila questões como: a origem do Universo, da Vida e as implicações que o Conhecer pode acarretar na vida de cada um. Lançado em 2014, a obra segue o mesmo caminho das anteriores, ou seja, traduz aos leigos a ciência moderna e as recentes descobertas astronômicas. Já falamos de outra obra de Gleiser aqui no blog (A resenha de A Dança do Universo pode ser lida aqui).

Desta vez o autor divide o livro em três nichos: O Universo, A Realidade, A Busca por Sentido. De se observar que as três partes se complementam num entendimento maior (que tem a ver com o próprio nome do livro). Tal entendimento é o próprio Conhecer. De forma dinâmica e bem intuitiva, Gleiser tece suas ponderações sobre o que estudou de maneira objetiva. Um prato cheio para aqueles que sempre olharam para o céu e imaginaram o que poderia haver naqueles pequenos pontos luminosos. Ou aqueles que sempre questionaram o motivo das coisas serem como são. Há outro modo?

Na primeira parte de “A Ilha do Conhecimento” nos deparamos com as descobertas sobre o Universo, sua origem e nossas limitações sobre o assunto. Nesta parte, a obra repete muitos conceitos explorados em “A Dança do Universo”. É evidente que o assunto aqui é limitado em comparação ao livro anterior, afinal não é o principal. O assunto novo é sobre os cientistas voltarem a acreditar na especialidade do ser humano.

Na segunda, por conseguinte, a mais interessante segundo o meu ponto de vista, o autor explora os conceitos de Realidade. Aqui há espaço para o estudo do átomo, suas partes e as recentes descobertas da Física Quântica. Um exemplo é o fato de em Física Quântica (a do muito pequeno), as partes do átomo observadas sofrem modificação pelo seu observador. O simples ato de observar muda a realidade da partícula. Isso significa que as coisas são determinadas por aqueles que interagem com elas (não é incrível?). Por mais que isso aborreça Einstein que sempre acreditou numa Ordem na qual o ser humano é apenas mais uma peça, os recentes testes tendem a refutá-lo.

Na última parte do livro, o autor salienta o que as novas descobertas podem fazer com a Mente humana. Tão incomum é a realidade; tão fantástica e desprovida de lógica que fascina. Há um oceano de incertezas que cerca a ilha do conhecimento. Mas o homem não se dá por vencido, mesmo ciente de que quanto mais se aprofunda nos estudos, mais tem consciência da sua ignorância. Uma força, algo que parece ser atinente a nossa raça, faz com que avancemos; com que neguemos as limitações incontestáveis da nossa própria natureza. E vamos…

Resumindo, a Ilha do Conhecimento é um livro não científico, mas que tem ciência. É uma obra sobre as estrelas, embora não possua qualquer cálculo matemático. É, ainda, um estudo franco sobre nós mesmos e nossas ambições ao longo da história. O autor está maduro e amarra o seu vasto conhecimento de forma precisa. A leitura é válida para todas as pessoas, mas para mim, foi especial. O Mundo me encanta.

Fica a resenha e a dica.  

Abraço.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!