14 de março de 2014

Não se desespere! Provocações Filosóficas

 

Um passeio sobre o relevante

Desde o momento no qual fui apresentado ao filósofo e educador Mario Sergio Cortella, através de suas observações sobre o processo educativo, material indispensável para a formação do docente, admirei-o. Suas palavras sobre Humildade também muito me agradam. Veja o vídeo “Você sabe com quem está falando?”

Nesta obra “Não se desespere!”, Cortella nos convida a pensar com mais afinco questões que permeiam os nossos tempos. Tal qual o próprio livro elucida, trata-se de “provocações filosóficas”, ou seja, premissas intencionais para despertar o pensamento do leitor. Não é o assunto esmiuçado, mas uma dica, um convite ao pensar próprio. Isso já ocorreu aqui no blog com o livro “Filosofia em 60 segundos” (postagem pode ser lida aqui).

Funciona assim: o autor aborda um tema filosófico e o envolve no cotidiano. Convida o leitor a pensar a respeito e a ter o seu próprio ponto de vista sobre a questão. Cortella é brilhante neste quesito. Provocador, inteligente, na medida com os temas, ele nos arrebata da inércia. Pelo menos os nossos cérebros… Questões como o mal, o tempo, ética, esperança, política, são trabalhadas de forma sutil pelo autor que sempre acaba caindo nos ensinamentos de Paulo Freire. Um livro rápido, voltado para o público leigo, mas profundo, importante. Ah se mais pessoas  pensassem nestes assuntos!

Em suma, um livro de várias leituras, que aborda do ponto de vista filosófico os acontecimentos cotidianos. Ótima leitura!  

Fica a resenha e a dica.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!