31 de janeiro de 2014

Como vemos o mundo?

Como percebemos as coisas à nossa volta sempre foi uma questão inquietante. Motivo de reflexão por parte de muitos filósofos, cientistas e leigos. Nossa percepção da realidade, das pessoas tem a ver com inúmeros fatores. Dentre eles, a nossa vivência e legado que os nossos pais nos passaram. Os sentidos; os estudos…

Além de perceber o mundo, é preciso relatá-lo. Você é capaz de fazê-lo? Se sim, sua opinião pende para o pessimismo? É um sentimento geral este de que as coisas estão erradas, embora não se saiba explicar bem isso. Alguma coisa, em algum lugar, está sendo feita de forma errada.

Como Vejo o Mundo de Albert Einstein

A questão motivou o mais célebre físico conhecido. Albert Einstein reuniu suas reflexões sobre o mundo e também os caminhos que o levaram a descobrir a Relatividade em um livro intitulado “Como Vejo o Mundo.” Nesta obra podemos ter os olhos de Einstein sobre assuntos que permeavam o seu tempo. Suas conclusões podem também ser úteis. Dentre elas destaco o seu conceito de Tribunal Global e a de Nação Geral. Comecemos por esta última.

Segundo o nobre físico, o que entendemos por nação é na verdade país. O sentimento patriota que é atinente às grandes potências mundiais é um câncer que deve ser extirpado do mundo. Não deveria haver o sentimento egoísta de um povo, se o mundo inteiro é formado de povos. Todos são iguais e formam um único povo: a Nação Geral.  A Nação Geral, por sua vez, deveria propagar a paz, respeitar as diferenças culturais e punir os criminosos. É neste ponto que entra o conceito de Tribunal Global.

Uma Justiça Universal, respeitada nos quatro cantos do mundo, sem fins políticos e sem vinculação patriota. O Juiz Justo; o Tribunal Supremo; a Bancada Sensata. Só assim, o homem encontraria a paz que almeja. Utópico demais para alguém que desmitificou o micromundo; que provou que a essência da vida não está no que podemos ver.

Einstein à parte, e você, o que pensa sobre isso?

Fica a reflexão…
Abraço.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!