12 de setembro de 2013

Ariosvaldo de Sidnei Salazar

Ariosvaldo


Até Deus tem dúvidas

O segundo livro lançado pela Livrus editora e o terceiro da carreira de Sidnei Salazar tem o título de “Ariosvaldo, um estranho do céu”. Como o nome sugere, trata-se de uma aventura passada por vezes no Plano Superior, cujo protagonista é um simples caipira de Goiás.

Tudo começa com Ariosvaldo já dentro de um buraco que caíra quando invadira uma propriedade abandonada para pescar. Sem tem para quem pedir socorro ele faz o que a maioria das pessoas fariam: clama por Deus. O clamor é tão insistente que atrai a atenção do Todo Poderoso que manda seus subalternos trazerem o pobre ser perante a sua presença. Deus se diverte com o modo debochado e simples de Ariosvaldo quando estão conversando. O caipira não mede palavras, mesmo estando diante do ser criador de tudo que existe e isso incomoda o panteão celestial. Como alguém ousa tratar Deus daquela maneira? É a indagação de todos os santos. Dentre eles, o mais indignado é São Lucas, o braço direito de Deus.

Deus não parece se incomodar com o jeito de Ariosvaldo. Pelo contrário, parece fascinado pela ignorância do coitado; pelo fato dela propiciar humor que ele nunca havia experimentado. O trabalho celeste é sempre sério e importante. Por falar em trabalho, há a questão sobre o que fazer com Ariosvaldo. Os anjos informam que o prazo de vida do caipira já havia se expirado; que o acidente com buraco era a deixa para o fim. Acontece que o simplório homem não quer morrer! Há sua esposa Santinha, morena faceira que não pode ficar viúva, afinal pretendentes não iriam faltar! O próprio padre da pequena Iaciara já estava de olho na morena. Então Deus decide dar uma “segunda chance” para Ariosvaldo e de quebra nomeia-lhe um anjo da guarda especial, o próprio São Lucas. 

Ariosvaldo ganhou Deus, para o espanto do próprio Lucas. O que aquela criatura ínfima e desprovida de cultura, de educação, tinha de especial? Seria sua forma simples de lidar com a vida? Deus o invejava? O dom incompreensível de Ariosvaldo causa inúmeras desventuras tanto celestes quanto terrenas. A confusão se generaliza, o que concede a chance perfeita para uma mudança de gerência celestial.

Sidnei Salazar nos brinda com um humor inteligente, sutil e mordaz. Sua crítica pontual em relação às instituições religiosas e administrativas é um toque de mestre. Ariosvaldo ao de deparar com Jesus no céu se espanta com a diferença de fisionomia que o filho de Deus tem de verdade e a que conhece dos quadros das igrejas.

Um livro de leitura rápida, coisa de um dia, mas na medida certa para nos fazer pensar. Ousado, ao colocar os personagens celestes em uma história cômica, Salazar não deixa de falar sério. A distorção do que é importante, o tratamento que damos aos nossos idosos e o oportunismo são assuntos que não têm graça. Ótima dica, ótimo livro, cujas linhas nos mostram a amadurecimento de um escritor sensível ao mundo que vive e consciente do seu papel nele.

Na medida certa… 
Fica a resenha e a dica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!