12 de agosto de 2013

Warld de Fagner JB

 

capaw

O mundo muda, já as pessoas…

 

O livro Warld do autor brasileiro Fagner JB foi lançado na segunda semana de junho de 2013. Trata-se de uma ficção ambientada em um futuro perturbador, que muito tem em comum com o nosso presente. De linguagem simples, mas de estruturação peculiar, cuja ideia nos faz lembrar uma série televisiva ou um desenho animado adulto.

O livro centraliza todas as abordagens em um personagem, de nome Stevenson. Conhecemos o futuro através do cotidiano do jovem protagonista e avançamos com ele em seu emprego como policial e depois em sua participação no programa televisivo Warld. É nesta parte que Steven começa a se destacar dentre os outros habitantes do futuro. Há mistério envolvendo o programa Warld e seus participantes.

A ação é ambientada em um mundo pós-guerra e de novas regras. o que não muda é o objetivo das pessoas, ou seja, elas continuam vorazes pelo dinheiro e realização pessoal. A violência atinge nível crítico, o individualismo idem. O lucro é a religião do futuro, o que não deixa de ser um aviso. Na pior das hipóteses, uma semelhança com o que já temos aqui. Steven é também homem do seu tempo, se é que podemos falar em tempo em Warld. Preocupa-se com sua irmã mais nova, com o futuro dela e tem lá o seu caráter. É o mais próximo de herói que vamos conseguir chegar no futuro.

O texto inicial da cada capítulo é sempre interrompido por uma passagem de tempo e depois somos levados de volta a ação em volta do protagonista. O que parece ser mera ambientação justifica-se, depois, como a ideia central de Warld. Não foi por acaso que lemos o que lemos e nesse momento percebemos o quão um herói pode ter seus motivos particulares.  O fim, o fim não pode ser algo previsto com facilidade. Não se trata de fim. Nunca houve um, nunca haverá… porque eu ainda estou lá; todos nós estamos.

Incrível enredo. Rápido, impactante e bem organizado. Como já aconteceu em 7:06 do mesmo autor, a técnica de roteirização deixa tudo organizado e bem contado. Se Warld peca, é por deixar de explorar mais o que conhecemos apenas através de Steven. É um mundo rico que não cabe em um personagem. Recomendadíssimo.

Fica a resenha e segue as dicas para ler Warld:

Ganhar o e-book: https://www.facebook.com/PaulLaw13/app_601399863209989

Comprar o livro: https://www.facebook.com/PaulLaw13/app_601399863209989

Adicionar no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/286276 

Abraço.  

2 comentários:

  1. Fico feliz e agradecido com seus comentários.
    Fizeste uma bela interpretação também, como sempre.
    De fato, poderá haver um pouco mais de Warld aqui ou ali.
    Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, amigo autor. O comentário é sempre bem-vindo. Um abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!