23 de julho de 2013

Maldição de Kamila Zöldyer

 

Em busca de ser mortal

“Maldição” é o segundo livro da trilogia Legend of Raython da escritora Kamila Zöldyer. A nossa opinião sobre o primeiro livro pode ser lida aqui e sobre o trabalho da autora, aqui. Nessa segunda parte das memórias de Phyreon Thrower nos deparamos novamente com Elektra e seu primo Raikou, os personagens centrais de Ethernia, mas agora sobre nova perspectiva.  O texto a seguir pode conter revelações do enredo do livro Ethernia, o primeiro livro da trilogia, já que Maldição é sua continuação direta.

Após o ocorrido no palácio de Lothus Thrower, Elektra foi amaldiçoada com a Ilumina, uma magia poderosa que a transformou em imortal. Entretanto, viver para sempre sobre os efeitos da maldição não era bom negócio, já que seus efeitos implicam na impossibilitada de se curar dos ferimentos que ganhou na batalha contra o tio e ainda dividir a sua mente com dois espíritos. Este era o preço da imortalidade, uma existência eterna de sofrimento e loucura, já que as dores físicas nunca cessariam e os espíritos não se calariam.

Elektra não queria isso para ela, já era assustador ver em seu pai o que tal maldição fazia. Assim, com a ajuda do seu primo Raikou Thrower, o recém-descoberto herdeiro de Ethernia, ela parte para os quatro cantos do mundo em busca das pedras mágicas capazes de desfazer a maldição e transformá-la novamente em mortal.

Novos personagens são adicionados na trama, criaturas mágicas são exploradas e outros impérios visitados. Ao mesmo tempo em que a busca pelas pedras avança, descobrimos sobre a “relação” entre Elektra e Raikou. Há uma profecia (tema do terceiro e último livro), que os envolve; que os confunde.

Como em Ethernia, a leitura é rápida; o texto dinâmico e objetivo, povoado por diálogos. Há alterações da narrativa que ora se dá em primeira pessoa e ora em terceira. Prevalece a em terceira pessoa. O foco da narrativa também é dinâmico, ou seja, o leitor deixa um cenário e entra em outro em vários momentos, mas isso não quebra a continuidade da história. Está tudo muito bem montado, como já é característico da autora.

Dentro da Literatura Fantástica, usando os elementos de RPG e Animes, Kamila prende o seu leitor de forma eficiente. Texto simples aliado a uma história complexa que envolve maldições, romances proibidos e guerra é a pedida certa para nós, leitores. Ainda mais os novos leitores, tão acostumados com esta influência visual que agora se faz presente na literatura. É um ótimo livro.

Fica a resenha e a dica.

Conheça o blog da autora e fique por dentro de tudo que acontece em Raython:

http://thundersempire.blogspot.com.br/

Abraços.

2 comentários:

  1. Ameeeei Paul *-*
    fico super feliz por ter gostado de Maldição, de verdade <3

    espero que goste de Profecia também ^^

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, minha amiga! Eu gostei mesmo dos seus dois livros que li.

    Vamos ver Profecia... Um abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!