18 de outubro de 2012

De Volta à Pangeia de Sidnei Salazar



Tudo que precisamos está em nós

“De Volta á Pangeia” é o titulo do livro do autor Sidnei Salazar que narra as aventuras do autor/personagem no centro da Terra. Isso mesmo, acidentalmente em uma expedição turística no estado de Goiás, precisamente na cidade de São Domingos ele acaba adentrando em uma caverna misteriosa que é, na verdade, uma passagem há muito desativada para a civilização no cento do Planeta. Acolhido pelo povo da Hueya, este é o nome do continente único que se encontra no interior da Terra, o autor/personagem inicia o seu aprendizado sobre aquele novo mundo. 

É apresentado ao leitor um mundo aparentemente mais desenvolvido que o nosso. Esse desenvolvimento não tem a ver com tecnologia, como pensamos num primeiro momento, mas sim com a consciência. Os humanos de dentro da Terra possuem avançado entendimento sobre o que significam como seres e sobre Deus. O autor despende muitas páginas para explicar como os hueycos entendem a questão da divindade e de como se relacionam com ela. Conceitos que, para este leigo, possuem ligação com culturas orientais, nos apresentam Deus como energia criadora e modificadora de todas as coisas do mundo. 

Para a civilização huéyca é através da introspecção que cada ser humano vai compreender que é uma fração da energia de Deus e que deve ser harmonizar com todos os outros fragmentos da divindade. Estes, por conseguinte, essencialmente, estão em todas as coisas. A Teonidade é Deus; é o todo que está dividido e em constante movimento. O autor faz menção a estudos científicos e filosóficos para tecer suas conclusões sobre o assunto. Essa perspectiva que Salazar nos propõe é denominada de “Consciosofia”, cujas bases se resumem ao fato de a verdadeira essência do ser é compreender por si mesmo e através de si o seu real significado, assim como o do outro. 

A editora Livrus fez um ótimo trabalho visual no presente caso. Com uma capa sugestiva, acabamento de primeira e orelhas marcadoras de texto eficientes. Há o detalhe da numeração dos exemplares, o que pode dar ao leitor uma dimensão de quantos livros existe e de quantos já foram comercializados antes do dele. De bom tamanho, de letras grandes e de papel de qualidade, o livro é bonito. 

Uma narrativa madura e detalhada está presente em “De Volta á Pangeia”, complementada por imagens, mapas e fotografias relacionadas à história. Tudo pode ser verdade. O leitor pode chegar ao final do livro e se indagar “por que não?”.

Fica a resenha e a dica!

Para clicar:

Adquirir o livro:

Conhecer o autor:
https://www.facebook.com/sidnei.salazar?ref=ts&fref=tshttps://www.facebook.com/sidnei.salazar?ref=ts&fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!