11 de outubro de 2012

Cem Toques de criatividade



Atualmente existe uma espécie de conto curto, cujas características principais são a objetividade e o impacto. A este segmento literário está sendo atribuído o nome de Nanoconto.  A vertente é nova e ainda não se estabeleceu um conceito para a coisa. Há aqueles que chamam de micronarrativa e aqueles que chamam de microconto. Ainda há aqueles que possuem definições diferentes para os três nomes apresentados. O que importa é que este segmento literário tem ganhado bastante espaço entre os leitores, já que coaduna com as tendências contemporâneas dos leitores.

Explico: o leitor atual, não generalizando, tende a querer textos objetivos e simples. Ele não tem tempo para decifrar o que o autor quis dizer aqui ou acolá. Influenciado pelas frases curtas de pássaros azuis, ele se sente em casa quando lê um texto impactante e rápido. Talvez nem se dê conta disso, mas tem acontecido…

Não é ruim; é diferente. Por isso é interessante! Dentro dessa nova perspectiva, encontramos o autor Edsson Rossatto e seus “Cem Toques Cravados”. O autor é referência neste novo tipo de literatura e com muita criatividade expões seus nanocontos no site que passo a indicar:

http://www.cemtoquescravados.com/

Vou transcrever um, para o leitor tenha dimensão do que se trata:
“Beijou a esposa apaixonadamente. Depois de algum deslize, o seu amor era intensificado pela culpa...” (Edson Rossatto)
O legal é que todos os nanocontos do autor possuem exatos cem toques, contados espaços e letras. Tem até vídeo no youtube no qual um nanoconto é transforado em nanofilme. Vejam:


Acho fantástico o poder criativo de alguém que consegue fazer arte com poucas palavras. O dizer muito com pouco é uma dádiva. Fiquem de olho no Edsson Rossatto e nos nancontos, rapaziada.

Fica a dica e o abraço.

2 comentários:

  1. Que resenha simpática do meu projeto! Adorei! De verdade!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Edson! Adoro o seu trabalho. Um forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!