12 de setembro de 2012

Mensagens de Inês de Castro

 

Pedro e Inês se amam há séculos 

A famosa história da Rainha Morta é recontada por diversos escritores ao longo dos séculos e não é difícil imaginar o motivo. A história é bonita mesmo. Trata-se de de amor que tem como protagonista um príncipe e uma plebeia; um infante e uma dama de honra, enfim, um amor impossível de vingar dada a diferença social dos envolvidos. Lá no século XVI era inadmissível que um futuro rei se casasse com alguém simples. Nem era o desejo de Inês ter Pedro para si, consciente do seu papel na sociedade. Pedro que já sentia algo pela dama de companhia da mulher que lhe fora designada para esposa também tinha essa consciência. Ambos sabiam que o que sentiam deveria morrer.

Acontece que a morte não foi do sentimento, mas da esposa de Pedro, D. Constança, quando concebeu o herdeiro Fernando. Livre do matrimônio Pedro não tardou a assumir Inês como esposa. Entretanto, manteve-a longe dos olhos do Rei D. Afonso IV, seu pai. Com o passar dos anos, sentindo que as coisas estavam mais calmas, o infante traz Inês e seus filhos para viver em Coimbra, aos olhos de todos. o Rei Afonso IV não gostou da atitude do filho e auxiliado por três conselheiros tramaram a morte de Inês de Castro. Tudo ficou certo para o dia em que Pedro se ausentasse de Coimbra. Então, na manhã de 7 de janeiro de 1355, aproveitando-se da saída de D. Pedro para caçar, o Rei prende Inês de Castro e manda decapitá-la.

D. Pedro nunca mais foi o mesmo depois da perda do seu grande amor. Declarou guerra ao Pai, depois fez às pazes a pedido da mãe ao preço do adiantamento de alguns poderes reais. Quando tornou-se Rei, fez o que tornou-lhe inesquecível: caçou os conselheiros do pai e mandou executá-los. Apenas um conseguiu fugir. D. Pedro assistiu as duas outras execuções, satisfeito, vingado. O Rei ainda informou que tinha se casado com D. Inês de Castro secretamente e que, portanto, a esposa tinha de receber o título de Rainha. Mandou desenterrá-la e diz a lenda e alguns autores que D. Pedro a colocou no trono e realizou a cerimônia de coroação como se Inês estivesse viva. Mandou, inclusive que os presentes beijassem a mão decomposta da Rainha Morta.

Mas isso é lenda (ou não). A verdade é que D. Pedro I assumiu Inês como esposa e Rainha. Deu-lhe honras de funeral real e transportou o seu corpo para o recanto destinado aos reis e rainhas de Portugal. O próprio rei não tardou a fazer companhia a amada, no sepulcro que mandou construir especialmente para eles. As estátuas estão lá, uma de frente para a outra para quando o dia do Juízo Final chegar, Pedro e Inês se vejam novamente.

O livro “Mensagens de Inês de Castro” é um livro espírita que apresenta as cartas escritas no Além pela protagonista Inês ao amado Pedro, agora reencarnado aqui no Brasil. O médium Chico Xavier foi quem psicografou as mensagens, mas o livro foi organizado e escrito em sua maioria pelo autor Caio Ramacciotti. Fez o trabalho a pedido do próprio Chico. Um trabalho eficiente, diga-se. Não só do ponto de vista literário, mas histórico, afinal todos os dados apresentados no livro do ponto de vista históricos são fundamentados em muita pesquisa.

A fusão do mito com o real fascina. As cartas de Inês unidas aos dados trazidos pelo autor formam uma história de amor que atravessa eras e que parece fadada a prevalecer. Segundo o autor, esta é a primeira vida de Pedro sem Inês, já que em todas as outras existências sempre estiveram juntos. Acredite o leitou ou não no Espiritismo, “Mensagens de Inês de Castro” é um ótimo livro. Há uma história que se não fosse real, daria um perfeito romance. Dá, na verdade. Sem contar que a editora GEEM não tem fins lucrativos e todos os Direitos Autorais de suas obras são revertidos para a caridade. Fica a resenha e a dica!

Abraço.

2 comentários:

  1. Apreciei muito o escorço acima com o sugestivo título: Pedro e Inês se amam há séculos. Muito bem redigido.
    Agradeço a colocação da capa do livro no blog e a editora (GEEM) oferece aos frequentadores do blog, até o limite de 50 livros, a 22ª edição.
    Obrigado pela análise elogiosa do livro.
    Caio Ramacciotti/coautor
    GEEM Grupo Espíríta Emmanuel
    www.geem.org.br
    geem@geem.org.br
    11-4109-7960 e 4109-7122

    ResponderExcluir
  2. Caio, é uma honra recebê-lo no nosso espaço. Sua história merece ser lida e divulgada. Será ótimo receber este excelente livro para sortear entre os frequentadores do blog. O número pode ser o que você achar melhor. Quando tiver tempo me escreva para combinarmos como se dará a parceria.

    Obrigado pelo comentário e visita. Sucesso! Abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!