8 de fevereiro de 2012

Novos recursos, Nova Literatura

Saudações, amigos! Tenho observado alguns recursos novos sendo utilizados na literatura e isso me agrada bastante. O recente livro do badalado Jô Soares é um exemplo (minha opinião sobre ele pode ser lida aqui). Este livro utiliza ilustrações-símbolos para ajudar o leitor a mergulhar no ambiente da história. Quando estamos lendo, observamos a imagem e mergulhamos no contexto que o autor quer que experimentemos. Isso, unido ao fato de o livro ser narrado no presente, dá um dinamismo acentuado ao texto.


Este recurso já vem sendo utilizados por autores menos conhecidos, como é o caso da escritora Fabiane Ribeiro em seu livro “Corações em Fase Terminal” (minha opinião sobre o livro dela pode ser lida aqui), mas passou a ganhar notoriedade com “As Esganadas”. A verdade é que autores famosos já se baseiam em autores novos para inovarem seus textos, o que é positivo.


Outro exemplo bacana de utilização recursos novos, é o livro eletrônico “O Legado dos Dragões” do autor Leonardo Schabbach, distribuído gratuitamente pela Mutuus Editora. Nele, o leitor pode ouvir a trilha sonora do trecho que estiver lendo, se o seu PC estiver conectado à internet. Quer experimentar? Baixe o livro no link:




A Literatura Nova é isso. Recursos gráficos, sonoros, texto dinâmico, enredo cinematográfico, tudo voltado para entreter e divertir a gente. E você, como leitor, o que acha disso?

Abraço e até a próxima postagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!