18 de novembro de 2011

Resenha de La Bandida pelo Confissões Literárias


La Bandida
Paul Law

Editora: Mutuus
ISBN: 9788564722002
Categoria: Ficção
Edição: 2011
Número de páginas: 82

Sinopse: A pequena Helena, ainda jovem e inocente, presencia a morte de seus pais. Um assassinato a sangue frio cometido por um perigoso pistoleiro. A cena marca a sua infância e a coloca em uma cruzada para vingar a morte de seus entes queridos. Uma aventura clássica, rápida e emocionante, típica das histórias do Velho Oeste americano. Uma narrativa capaz de mostrar que nem sempre somos motivados pelos melhores sentimentos - e que eles talvez nem sempre nos levem pelos melhores caminhos.                                                


"As covas são para as minhas vítimas! Eu mesma as enterro. As balas de prata são para matar meus oponentes, para transformá-los em terra para o meu cemitério particular. O por quê da prata? Sim, eu uso prata, porque é um metal nobre. Julgo ser importante o que eu faço. Afinal, depois de Deus, eu sou o ser que mais tira vidas por aqui..." p. 32.


Olá, caros leitores!! Hoje trouxe para vocês uma resenha de lançamento, só que desta vez de uma autor nacional. O meu querido amigo escritor Paul, que também é colunista aqui do CL, publicou seu segundo livro com a editora Mutuus e apesar de o livro ser bem curtinho, eu apreciei a leitura leve e fluída bem ao estilo Velho Oeste. Vale muito a pena conferir de perto as aventuras de Helena Montana, mais conhecida como La Bandida.
La Bandida conta a história de Helena Montana, que ainda jovem e inocente, teve que presenciar o assassinato dos seus pais por um cruel pistoleiro. Desde então, ela guardou em seu peito um profundo ódio por Juan Belmont e teve que conviver com a dor da perda e um crescente sentimento de vingança. Não só a cena marcaria para sempre a sua infância, mas também a sua mão esquerda foi ferida por um tiro que lhe tirou a sensibilidade por completo. 
Entretanto, Helena acabou conhecendo um homem que seria capaz de tirá-la daquele local e lhe mostraria toda a façanha para manejar uma pistola rapidamente e de forma eficaz para acertar e eliminar seu alvo. Billy sabia manejar uma arma como ninguém e passaria tudo o que aprendeu para a jovem Helena, mas seu passado era um mistério e mesmo assim, ela sentiu que poderia confiar nele e viver uma nova vida na esperança de um dia reencontrar Juan e finalmente ter o acerto de contas. Apesar de ser uma vida bandida...
La Bandida, como logo ficou conhecida e temida por todos, se tornou uma excelente pistoleira e passava pelos vilarejos saqueando e matando qualquer um que cruzasse o seu caminho na companhia de Billy. Sua cabeça estava a prêmio e havia vários cartazes espalhados com o valor da recompensa pela sua captura. Em pouco tempo, Juan Belmont perdeu o posto de bandido mais procurado pelas autoridades, e obviamente ele não permitiria que a sua reputação ficasse manchada por uma mulher desconhecida.  
Em determinado momento, La Bandida cogitou a possibilidade de largar aquela vida e assim formar uma família, mas era difícil esquecer e deixar para trás o passado, por mais que fosse o certo a fazer. Ela não escolheu o melhor caminho a seguir e sabia que a vingança pela morte de seus entes queridos tinha um alto preço.
Qual seria o desfecho do tão aguardado reencontro entre La Bandida e Juan Belmont? Será que ela teria uma chance de rendição e encontraria a paz que tanto almejava naquele ambiente hostil e marcado pela violência e impunidade?
O livro tem pouco mais de 80 páginas e possui uma diagramação simples. Eu notei alguns erros de digitação, mas nada que pudesse comprometer a leitura. Em minha opinião, o autor poderia ter explorado mais o universo do Velho Oeste e até mesmo esclarecer o mistério que envolvia o passado de alguns personagens como o Billy, tutor de La Bandida. Mesmo assim, eu não acho que haverá continuação e pode ter sido a intenção do autor que a história fosse curta para tornar a leitura mais ágil. 
La Bandida é um livro de aventura típica das histórias sobre o Velho Oeste que me fez lembrar filmes memoráveis como Sabatta e Os jovens Pistoleiros, e devo dizer que a leitura foi muito prazerosa e divertida. Eu recomendo a leitura para todos os leitores que apreciam um bom faroeste, com uma narrativa leve e ágil que nos transporta para um cenário de coragem e a busca por justiça em uma terra sem lei.
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!! 




Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao Blog Literário Confissões Literárias por ter lido e opinado sobre meu livro. Eis o link da postagem original:

http://confissoesliterarias.blogspot.com/2011/11/resenha-la-bandida-por-paul-law.html


Obrigado, Mariana! 

2 comentários:

  1. Oiee Paul como vai?
    Bela resenha a da Mari. Sabe eu lendo aqui pensei... Acho que vou dar o seu livro de presente de Natal pra minha mãe. Ela adoooora histórias assim. Amigo, muito sucesso!!!
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  2. Ah, que legal Lilo! É bom saber que sua mãe gosta de histórias como "La Bandida". Espero que ela possa pareciar o livro que fizemos com tanto carinho...

    Muito obrigado pelo comentário e presença. Se você não conseguir encomendar o livro no site da Mutuus, me avise que eu te mando um!

    Um abraço! Sucesso para nós todos!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!