13 de outubro de 2011

La Bandida: a chegada do livro e considerações

 

bang

Na segunda-feira, no início da tarde, chegaram os primeiros exemplares do meu livro La Bandida. (detalhes do livro podem ser vistos aqui) A editora Mutuus os enviou para que eu possa comercializá-los com leitores mais próximos e organizar um dia de lançamento. Por falar em lançamento, ficam todos já convidados para ele, que acontecerá no dia 10 de dezembro às 10h00min da manhã, beleza? Em breve digo detalhes do evento.

O livro é lindo, a capa ficou ótima. É em amarelo e laranja, em tons fortes e que lembram muito aqueles livros de bang bang que comprávamos nas bancas. Em suma, um trabalho gráfico profissional foi realizado no livro pelo profissional Henrique Abrantes. Eu fiquei muito feliz e satisfeito.

É um pouco estranho ver o próprio autor falando de sua obra, não é mesmo? Penso licença para poder dizer um pouco sobre o livro e se eu estiver sendo pretencioso demais, peço que me desculpem. Gostaria de esclarecer que La Bandida é um livro rápido, uma história para ser lida “em uma sentada” como diz o pessoal aqui da minha cidade. Quando você pegar o livro, vai achá-lo fino demais, por isso minha preocupação em fazer estas considerações. O livro NÃO é curto, explico.

A narrativa obedece um esquema diferente de ordenação. Os fatos começam a ser narrados pela cena crucial da trama, sendo que ela é interrompida no ponto de extrema tensão pela narração regressiva, de memória. A razão da velocidade textual se justifica no fato de leitor ter curiosidade para conhecer o desfecho da cena interrompida anteriormente além da intenção do autor em dar á obra estética de filme de faroeste ou revista em quadrinho de bang bang.

Em La Bandida, o leitor tem liberdade para interpretar os acontecimentos. Neste caso específico, ele é auxiliado pelos próprios protagonistas da trama, já que em diversos trechos é possível conferir o que eles estão pensando. É um recurso interessante que consiste em colocar entre aspas o pensamento da personagem no exato momento em que acontece a ação. O mecanismo inovador proporciona ao leitor a sensação de estar na pele da personagem; de conhecer o que ela pensa e como se comporta frente aos acontecimentos. É um recurso criado usando por base as caixas de pensamentos existentes nos quadrinhos. Para os mais literários, a coisa toda é explicada como texto narrado em terceira pessoa com fragmentos em primeira pessoa. Mas no texto, podemos notar que o recurso é importante para a trama, é dele que sentimos como se sente as personagens e podemos interpretar o que não está nas páginas do livro. É dele a responsabilidade de manter a estética diferente do texto.

Bem, é isso. Para quem quiser conhecer a obra pode adquiri-la diretamente com o autor pela página de contato do blog. Eis o link:

http://estermenina.blogspot.com/p/contato.html

O livro está em pré-lançamento e com o valor promocional de R$25,00, com frete incluso para todo o Brasil.

Um abraço!

5 comentários:

  1. E tudo isso pela bagatela de R$ 25? Mas é claro que vou comprar =D

    ResponderExcluir
  2. Oieee! Só sucesso em Paul? Que maravilha que seu livro já está em mãos. Não prometo comprá-lo agora, mas me interessei bastante pela história -e já sei quem vai amar mais ainda... minha mamys que ama tudo sobre bang bang. Quando der vou comprar sim e se você quiser faço até uma resenha viu!
    Bjos e muito sucesso amigo.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  3. Fagner, obrigado pelo comentário insentivador! Um forte abraço, amigo.

    Lilo, que bom saber do gosto da sua mãe por bang bang! Eu vou adorar ter uma resenha de La Bandida feita por você, Lívia! ^^' Não se preocupe com o "quando" você vai poder comprar um livro, porque eu sei do seu apoio ao meu trabalho. Um abraço e suceeso!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Paul!!!
    Estou super curiosa para acompanhar esta história e mal posso esperar para tê-lo em mãos! A capa dele condiz mesmo com a história e achei o trabalho da editora muito satisfatório. Não poderei ir ao evento, mas desejo um enorme sucesso para a sua nova obra!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Mariana! É muito importante ter amigos que ajudam com nossos sonhos.

    Um abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!