19 de abril de 2011

Compartilhar é a palavra do momento


Não é a toa que os grandes sites estão fornecendo ferramentas para que os internautas possam dividir aquilo que estão vendo na rede. Não é por acaso que podemos interagir com facilidade com a notícia. O motivo, caro amigo, é que somos nós quem fazemos a novidade se espalhar quando a dividimos. É um princípio antigo que ganha nova atenção: divide-se para multiplicar-se.

Semana passada, uma amiga indagou-me via facebook sobre meu livro Edissa. Perguntou-me sobre a razão ter alterado sensivelmente a história, posto que tinha lido parte do livro anterior. Sua indagação me fez refletir sobre compartilhar, já que foi o que fiz naquela época. Estava concebendo Edissa e já dividindo com meus amigos leitores o que produzia.

Sem querer, pude entender que o que fiz foi dividir a experiência de criar com aqueles que me acompanham. Como escritor consciente, quis trazer meus leitores para perto de mim quando estava criando. Isto pode ter gerado confusão, desapontamento e até mesmo indignação, já que estavam lendo algo ainda inconstante. Contudo, quis mesmo compartilhar com eles a feitura de uma história, mesmo que esta história fosse também para eles quando estivesse completa.
As vantagens de compartilhar, amigo, é que pude colher opiniões, perceber erros que meu ego me esconde. Percebo erros ainda e adoro quando podem ser descobertos. Nunca é tarde para repará-los e compartilhar é a ferramenta para descobri-los.

Outra amiga apontou-me erros de confusão em Edissa e também de digitação. Pude, graças a ela, achá-los e repará-los, não é incrível? Jovem amigo escritor recomendo que compartilhe sua história sempre que possível. Use a internet a seu favor; use os sites de leitura on line como o Novos Autores, Fóruns, Sites de Fanfics, Bookess e Issu para isso.

Descubra a mágica de ser sempre alguém em evolução; em movimento. Um desenho que nunca chega a ser arte final.

Abraços.

3 comentários:

  1. Olá, Paul!!
    Achei muito bacana incluir as ferramentas de compartilhamento dos posts nas redes sociais. Trata-se de uma forma muito prática e eficaz de divulgarmos o nosso trabalho. Parabéns pela iniciativa!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paul!

    Gostei do seu post, hoje em dia ficou muito fácil para nós podermos dividir nossos pensamentos com as pessoas, o engraçado é que quando visito um blog, eu sempre clico em um link para outro! Ase vezes fico um tempo fazendo isso XD!

    O meu ainda não está do jeito que quero pois entendo muito pouco sobre como administrar e alterar um blog...eu vivo apanhando, principalmente dos botões de compartilhamento XD.

    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Mariana, obrigado pelo comentário. Também acho importante as ferramentas de compartilhamento.

    Clans, verdade. sempre podemos conferir sem esforço o que nossos amigos estão escrevendo e fazendo. Acho seu blog muito bem feito, amigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!