29 de março de 2011

Vivo! de Pedro Gabriel T. Leite



A poesia sempre me pareceu algo sublime; como uma reflexão de cada autor sobre si e sobre o que sente. Diversas pessoas, diversos modos de se descrever e de sentir. Acho muito bonito o gênero, apesar de achá-lo, algumas vezes, egoísta. Nosso e-livro do mês é uma coleção de poemas que falam de sentimentos. Não se engane, pois nosso autor é um jovem inserido no tempo que vive e suas palavras retratam este tempo e este jovem.

Certa vez comentei que o que acho interessante na poesia é a maneira como ela retrata o poeta; como podemos conhecê-lo pelas linhas. No caso de Pedro Gabriel, ele nos mostra quem é e o que pensa de maneira completa. Sei que este autor não será o mesmo no futuro e ele mesmo se reencontrará neste livro. Eis aí a magia.

Fica o livro e fica a dica.
Abraço.

4 comentários:

  1. Poxa, é estranho, mas não consigo gostar de poesias. Subjetividade, sofrimento, amor que nunca é correspondido... Sei lá, acho que nunca esbarrei com poesias que me chamassem a atenção. Não consigo encarar o mundo por esse olhar sentimental que enxerga tantas coisas nas entrelinhas. Sei que é algo mágico, mas não queria ter esse tipo de olhar, que consegue ver poesia até mesmo numa gota de chuva que cai.
    Estilos são estilos, né. Cada um tem o seu. Sei admirar poesia e reconhecer quando é bonita e bem trabalhada. Só não sei achá-la interessante.
    Excelente post, Pauw. Como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Wellington, compreendo perfeitamente sua visão. Em muitos pontos pensamos parecido. Mas acho, como disse no corpo da postagem, o mágico poder reconhcer poetas e seus pensamentos no momento em que estão escrevendo. Muda o momento, muda a poesia.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Paul, as poesias são algo tão intimo, tão revelador, que se bem soubessemos nunca publicariamos as nossas SHDUSHDUHSUS. Atraves delas voce conhecer muito bem seu autor, e talvez seja pra isso que eu e tantos outros escrevamos, para que as pessoas nos conheçam, o medo de se expor é talvez um dos maiores medos que podemoas adiquirir, todos o temos, mas temos que lutar para expulsa-lo de nós, eu faço isso constantemente '-'
    a poesia é a melhor forma de transformar qualquer tipo de sentimento... em arte!

    ResponderExcluir
  4. hauhauhauahuahua! é uma verdade, César. A poesia pode ser tão reveladora que podemos pensar duasvezes em escrevê-la. Admiro muito você e o autor de Vivo! Por conseguirem.

    Obrigado pelo comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!