8 de setembro de 2010

Sábado à Noite de Babi Dewet




Adolescente sempre complica tudo



O primeiro livro da escritora e blogueira Babi Dewet, intitulado de Sábado à Noite, conta a história de amor de Daniel e Amanda, dois adolescentes muito parecidos com os que conhecemos por aí. Amanda é linda, popular e invejada pelo pessoal do colégio e Daniel, por sua vez, é relaxado, bagunceiro e detestado por todos do colégio. Duas pessoas tão diferentes e que vivem em mundos tão avessos que um sentimento entre ambos é quase que uma ironia. Acontece que Amanda e Daniel sentem alguma coisa um pelo outro, mesmo com todas as diferenças e isso deixa de ser irônico para ser quase trágico, porque o garoto sempre gostou da garota e vice-versa. Só que não podem ficar juntos, dada a posição social que cada um sustenta. É coplicado (de propósito) explicar os motivos de Amanda. Você pode odiá-la, entendê-la ou simplesmente achá-la fútil demais. Daniel, por outro lado, se mantém à disposição da menina confusa e usa dos seus sentimentos para escrever. Paralelo a toda esta confusão de sentimentos, acontece na escola em todos os sábados, um baile animado que conta com a apresentação de uma banda misteriosa, os Scotty, que usam ternos e máscaras. Esses músicos talentosos passam a tocar canções que fazem Amanda refletir sobre sua vida e seus sentimentos. Bem, é isso e quem quiser saber mais, meu conselho é ler o livro da Babi.


Sábado à Noite estádisponível para o comércio através do site http://www.babidewet.com/ e custa R$30,00. Acredito que tenha um acréscimo de alguns reais relativos ao frete. É uma boa história que obedece este padrão chamado de chick lit, que são histórias voltadas ao público feminino em geral. A meu ver, este nome "norteamericazado" nada mais é do que os romances que conhecemos mesmo. Aqueles que podemos comprar nas bancas e que narram épicas histórias românticas. Só que estes romances de nome estrangeiro, aqui no Brasil, estão sendo usados para rotular livros que narram romances contemporâneos. Sábado à Noite é um romance contemporâneo que mostra bem o adolescente como fruto da roupa que usa, do grupo que faz parte e da popularidade que possui. É uma reflexão consciente da tênue juventude e isso, por si só, faz valer a pena lê-lo. Bárbara é original ao descrever as situações vivenciadas pelos personagens e também muito dinâmica para prender seus leitores. Trabalha bem com suspense e em nenhum momento foi previsível. Cheguei a pensar que o livro tomaria um rumo e ele acabou por tomar outro completamente diferente e isso foi gratificante.


O projeto gráfico da obra é bonito como se pode ver pela imagem da capa do livro. É atual e bem original, do meu ponto de vista. Pude notar que as orelhas do livro que servem para marcá-lo, não dobram corretamente, o que acaba dificultando a marcação das páginas do livro. O livro, em si, é bonito, grande e de papel branco sem manchas de impressão, o que me faz elogiar a gráfica que o imprimiu. As letras não foram feitas para pessoas com dificuldades visuais, pois são pequenas, já que o livro é em um tamanho maior. Há pelas linhas de Sábado à Noite erros pequenos de digitação que não comprometem o entendimento da história. Vejo estes erros com bons olhos, pois sei da dificuldade que é lançar um livro de maneira independente. São erros que dão personalidade à edição e marcam a luta da escritora.


Por fim, para você que está procurando um livro leve, romântico e contemporâneo, seja homem ou mulher, SAN (como a autora carinhosamente chama seu livro) é um prato cheio. Bárbara é popular na internet e seu livro já vendeu muito e se você bobear para adquirir seu exemplar corre o risco de ficar sem. Aliás, pelo site que já mencionei você pode conhecer melhor a autora e participar de promoções literárias interessantes. Bem, é isso que eu tinha pra dizer de Sábado à Noite! Até a próxima resenha! 

______________________________________________________________________
Comentário da autora:

Amei sua resenha. Muito obrigada por falar do livro de forma tão sensata e honesta. Adorei mesmo. Fico feliz que o resultado tenha sido positivo! Mais uma vitória =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!