27 de setembro de 2010

Publicando: Giz Editorial



 Tempos atrás havia duas maneiras de se publicar um livro. Uma delas era enviando seu original para editoras que tinham o perfil da sua obra e a outra era lançá-lo de maneira independente. A primeira maneira era considerada a "tradicional" e a segunda era vista com certo preconceito. Explico: o escritor além de escrever, tinha que diagramar, corrigir e produzir totalmente o livro sem dispor, muitas vezes, de conhecimento para tanto. Então ele era mal visto no mundo literário. Hoje em dia, essa realidade mudou muito. Há muitas maneiras de se publicar um livro e saber avaliá-las é de suma importância para nós, autores.

A Giz Editorial é uma empresa séria que fornece ao escritor iniciante uma maneira de se publicar. Eles são atenciosos com os escritores e esclarecem todas as dúvidas que você possa ter sobre como funciona a publicação. Cabe, entretanto, explicar ao colega escritor que o sistema de publicação da editora, trocando em miúdos, consiste em fornecer todos s serviços ao jovem escritor (e cobrar para isso) para uma publicação independente. Entendeu? Então você manda seu original e depois de aprovado, vai bancar todas as fazes para a concepção do seu livro que será colocado para venda no site da editora.

Muita calma nessa hora, como dizem os pagodeiros. Há vantagens sensíveis nesta maneira de publicação e passo a discorrer sobre elas. A Giz Editorial tem um trabalho poderoso de divulgação e já lançou livros que fizeram sucesso. Colocar o selo da editora em sua obra, sem dúvida passaria credibilidade. A empresa tem um ramo de distribuição eficiente e se seu livro tiver apelo comercial, poderá alcançar as principais livrarias do nosso país. Então tem de pensar bem, jovem escritor! Colocar na balança o custo da publicação e medir os benefícios oferecidos.

Quer conferir?
 
Acontece que você vai ler as informações que estão na página que eu indiquei e algumas dúvidas vão aparecer. A principal (ao menos foi assim comigo) foi: que diabos é livrus? Eu explico com simplicidade que Livrus nada mais é do que um portal on line que serve para juntar escritores e seus autores. Tal qual acontece com a Editora Bookess, a Giz tem um espaço para que o novo autor coloque seus livros para serem vistos, lidos e comercializados. Então livrus é um bookess fajuto. Falta de criatividade a parte, o portal pode ser útil para a divulgação, apesar de eu achá-lo comercial demais. Aliás, cuidado! A editora que estamos conversando aqui é extremamente comercial. Contudo, isso pode ser bom se usado com cautela.

Um livro importante lançado por eles é Relações de Sangue de Martha Angel. Que achou? Vale a pena? Não vale? Discorda do que eu disse? Diga-me!
Um abraço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!