23 de novembro de 2009

Viver a Vida

Viver a Vida é uma telenovela brasileira, transmitida pela Rede Globo no seu horário das 21 horas, com autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Cláudia Lage, Daisy Chaves, Juliana Peres e Maria Carolina, direção de Teresa Lampreia, Frederico Mayrink, Luciano Sabino, Leonardo Nogueira, Adriano Mello e Maria José Rodrigues. Tem direção-geral de de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.
A novela, que estreiou em 14 de setembro de 2009, substituindo Caminho das Índias, conta com os atores Taís Araújo, José Mayer, Lília Cabral, Thiago Lacerda, Alinne Moraes, Mateus Solano e Giovanna Antonelli. .
Texto do wikipedia a parte, a verdade é que "Viver a Vida" não é propriamente a história de alguém comum, vivendo sua vida. Na verdade, é a história de uma modelo famosa passando por seu dilema pessoal enquanto outros personagens fazem função de propagadores ignorantes do luxo e da fantasia. Não estamos falando aqui de uma fantasia saudável; longe disso... estamos falando de uma bestial irrealidade de onde salta-nos carrões, empresas meteóricas e madames sem ter o que fazer. Tudo bem, se houvesse um ou dois casais assim, mas lamentável que todos os personagens dessa novela sejam todos deste porte.

Para não dizer que nada se aproveita na trama, o exemplo VERDADEIRO que é exibido no fim de cada episódio é o que faz valer assistir 1o minutos (tempo da ultima parte da novela). Aquilo deveria ser o corpo da novela, não o que se vê sendo exibido. Estamos cansados de ver pessoas que não somos em novelas; estamos cansados de modelos e de empresas meteóricas. Ninguém nos ouve! A trama de uma aleijada rica que teve sua brilhante carreira de modelo na Grécia obstada não nos emociona! Na verdade, nos remete para uma falsa realidade e nos faz cada dia mais ignorantes.

Não se vê exemplos VERDADEIROS de superação em Viver a Vida; não se vê o SUS; nem as meninas de 13 anos se prostituindo. Não passa, os absurdos do nosso governo; não há um maldito político na grotesca novela de que estamos falando! Há modelos vazias e hospitais dignos apenas de Sarney e toda a sua corja! E pior: hospitais que pagam com nosso dinheiro.

2 comentários:

  1. As pessoas não gostam mais da "realidade". Gostam de viajar nas novelas...

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Mas isso passa de viagem, Fagner! Essa novela é ridícula. Uma vez li q a ficção ou fantasia deve ter sua base na realidade...

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!